27 de outubro de 2011

Júlio César Machado e Anrique da Mota

Vale a pena passar pelo Museu do Bombarral e ver a exposição dedicada a Júlio César Machado e a Anrique da Mota. A Guida Bruno e a sua equipa estão de parabéns. Parece-me ser ainda mais meritório o facto da Guida trabalhar de forma voluntária, contribuindo para dar a conhecer estas duas figuras que, tanto na novela como no teatro, se tornaram conhecidos a nível nacional.
Júlio César Machado, como cronista de hábitos e costumes, tanto de Lisboa, como da região Oeste é um autor que dá prazer ler. É um retratista também. Ele descreve A-dos-Ruivos e a Quinta dos Loridos de tal forma que o leitor, para além de ler, vê.
A exposição faz uma interessante ligação de Anrique da Mota ao Teatro da Rainha das Caldas,

3 de outubro de 2011

E agora, Isabel?

Hoje é o primeiro dia que a cidade das Caldas da Rainha vê a sua livraria encerrada. A cidade está mais pobre porque a nossa livreira, dia 30 de Setembro, colocou papel pardo nas vitrines e deixou no passado  esta frase: “Quando me perguntarem o que fiz pela minha terra pelo meu País, poderei dizer que divulguei livros”. Passaram-se 35 anos a partilhar leituras. E agora, Isabel?