12 de outubro de 2008

ILHAS MÍTICAS

O Solstício de Verão, de Antonieta Costa, é um filme que associa as actuais festividades dos Açores, como as Sanjoaninas, da Terceira, as touradas à corda e outros rituais relacionados com o boi sacrificial, a práticas ancestrais dedicadas ao Sol. Aí está espelhada a importância que hoje ainda se dá ao touro e ao cavalo, outrora representantes da divindade solar, bem como à eleição de misses ou rainhas da festa, resquícios dos louvores à deusa Diana.
Antonieta Costa une fios tecidos ao longo de milénios, vai a diferentes locais da Europa e do nosso país, buscar pontas que o tempo desfez e une-as, com sabedoria, rigor e clareza.
Sei que é o terminus de um projecto que durou anos a concretizar, não só pela sua grandeza, mas também porque as entidades que deveriam apoiá-lo, se mostraram descrentes. Mas ele aí está. Em breve disponível para o grande público, num pacote de 5 filmes, por 30€.
Parabéns à persistência da Antonieta (autora da ideia, da investigação e do texto) e da Teresa Tomé (câmara/reallizadora/técnica de montagem).

1 comentário:

Luis Eme disse...

a ideia foi óptima. espero que esteja bem traduzida nos filmes...

bjs Teresa