17 de outubro de 2008

RENDEIRAS PREMIADAS





As rendeiras da Ilha do Pico foram, em 2008, as únicas laureadas, na Europa, com o Prémio de Criatividade para Mulheres em Meio Rural, atribuido anualmente pela WOMEN'S WORLD SUMMIT FOUNDATION para premiar as mulheres que contribuem para enriquecer uma comunidade e para transmitir o saber-fazer, de forma criativa.

Foi o Clube de Soroptimistas de Caldas da Rainha que tomou a iniciativa de as candidatar, tal como já havia feito no ano passado, com AS CAPUCHINHAS. Esta iniciativa demonstra o interesse do SI de Caldas da Rainha em se unir à luta das mulheres que, silenciosamente, vão contribuindo para o bem da comunidade. Associar-se a elas e dar-lhes visibilidade!

3 comentários:

João B. Serra disse...

Rendeiras e rendilheiras são denominações equivalentes?

Teresap disse...

Usei rendeiras por se tratar de uma denomição que tenho usado nesta candidatura (digamos... mais oficial) e porque este é o termo correcto. Mas uso com frequência rendilheiras,termo que não vem nos meus dicionários!!!, mas que me agrada mais e cuja raíz vou buscar ao verbo rendilhar.

João B. Serra disse...

Em Peniche, por exemplo, e tanto quanto me parece, o termo rendilheiras é dominante, tanto na linguagem corrente, como na literatura sobre o assunto. Mas não sei como seria no passado. Por outro lado, rendeira é também o feminino de rendeiro (aquele que aluga um bem e paga por ela uma renda ao senhor). Existirão conexões enter quem paga renda e quem faz renda?