14 de maio de 2009

Procissões e rogações em honra de Maria - Hábitos de Maio 7

Depois da polémica sobre os touros de morte, em Barrancos, aquando da festa de Nossa Senhora da Conceição e, guardadas as devidas distâncias, no que a Fátima diz respeito, a procissão de Nossa Senhora Rainha da Paz, do Bairro da Bela Vista, de Setúbal, é a que, ultimamente, mais mereceu a atenção dos media.
Eles espiolharam as intenções dos que assistiam, eles escarafuncharam o mais possível na razão das promessas, eles viraram do avesso a fé e a devoção, tipo cães pisteiros.
Para o ano a notícia continua: "Faz hoje um ano que a procissão não passou pelo Bairro da Bela Vista ..." Já nem farão referência ao nome da Senhora. Pouco lhes importará referir este acontecimento com um dos hábitos de Maio - a dedicação deste mês,a Maria, prática importada desde meados do século XIX. Também pouco lhes importa reflectir sobre a Rainha da Paz porque para o ano a luta será outra. Mas fica aqui registado este nome que coroa Maria, na sequência do culto à Grande Mãe e às deusas que na Primavera eram festejadas.

3 comentários:

anad disse...

Dê-me a morada do Instituto de Literatura Tradicional e eu mando-lhe os opúsculos.
Desde quando existe esta procissão em Setúbal? Nunca tinha ouvido falar dela e atravessa o bairro de Bela Vista?
Um abraço
Anad

Teresap disse...

Universidade Nova, Avenida de Berna;
instielt@gmail.com

saloia disse...

Hello Teresa!

Have you heard of the initiative tomorrow for the Museu de Arte Popular?

Can you join us?

Regards
Mary