30 de junho de 2011

"SOU DE PENICHE" V Convenção

Foi o tema das rendas de bilros que me levou à V Convenção Sou de Peniche. Interessa-me conhecer os planos de salvaguarda existentes para os saberes, para os saber-fazer e, se possível, interferir nestes processos. As rendas de bilros desempenharam um papel importante na economia doméstica dos Penichenses. As crianças aprendiam muito cedo a fazer dançar os bilros e seguiam aulas em escolas propositadamente abertas para o efeito, como a Casa de Trabalho das Filhas dos Pescadores. Hoje, muitas mais crianças vão à escola, mas não estão sujeitas a tal aprendizagem e as rendas já não recheiam os bragais, como antigamente. Mas as rendas fazem parte da História de Peniche e das estórias das pessoas que as faziam, que as vendiam e que as ensinavam a fazer. São um elemento identitário a preservar, procurando-lhes outras funções e, provavelmente, revitalizando-as.

Porém, a comunicação Rendas de Bilros: Estratégias para a afirmação de uma forma genuína de artesanato apenas nos trouxe números, números e actividades desenvolvidas pela Câmara, sem nos dar resultados daí advindos e sem objectivos que um estudo local deve ter para poder vir a definir estratégias. Por exemplo, diz-se que existem 380 rendilheiras, mas que estatuto têm estas rendilheiras para serem consideradas como tal? Sabem fazer ou fazem rendas, efectivamente? Se sim, a produção é enorme. Como se escoa? O que resulta das viagens e dos inúmeros contactos que a Câmara tem com outras comunidades que se dedicam à feitura deste tipo de rendas?

E mais, um extracto de um programa de televisão (Portugal em Directo) onde se falava das rendas de bilros de Peniche e uma revista de moda (Vestir)que as noticiava  foram apresentados como exemplos de difusão e divulgação das rendas. Então e o livro AMAR PENICHE, da autoria de Ida Guilherme, publicado em 2010? Não será este o resultado de um enorme esforço de divulgação que esta rendilheira tem feito? Pelo menos, reconhecer o seu trabalho, seria o mínimo que competia ao comunicador.

Sem comentários: