26 de junho de 2010

Banho Santo, pelo São João

O BANHO SANTO

Em 1925, a Gazeta, jornal das Caldas da Rainha, fazia referência ao Banho Santo que as pessoas tinham por hábito tomar, nas suas termas, no dia 24 de Junho. Era um banho muito concorrido que, segundo a crença, valia por sete!


“Quem nos pode valer?
... Só o milagroso S. João! ... O santo querido das môças e móços de Portugal ... E ele aí esteve espalhando os benesses do Ceu sobre os dois ou três mil peregrinos, assim chamados, que mais uma vez vieram procurar no tradicional banho a cura ou as melhoras de seus achaques.
Pois quem póde perder o Banho Santo! se êle é uma cura de águas; é a cura correspondente aos 20 classicos banhos prescriptos pela sciencia! ... Mas a sciencia ante a crênça tradicional, nada vale.
Vamos ao Banho Santo ... O Joãosinho de mãos dadas com a Santa Rainha Leonôr, vale bem mais do que todas as sciencias da terra! ...
E foi assim. E foi por isso que o nosso Hospital se encheu de viandantes, abrindo as suas portas à pobreza, a todos aqueles que teem religião e Fé.
3.200 banhos! Já é. Que Deus os faça voltar ao Banho Santo e que as Caldas se lembrem de promover para esse tempo alguns atrativos, pois com isso ...
revive tradições, desfolha recordações dum passado saudoso ... e desfructará o benefício material.”

Hoje ainda há uns resistentes que vêm ao banho santo. No dia 24 de Junho, não faltam, embora não voltem mais ao longo do ano. O Hospital Termal mantém a tradição da sua gratuitidade.

Sem comentários: