18 de agosto de 2008

MOINHO DE A-DOS-RUIVOS 1



Os moinhos da região Oeste, de que falava Júlio César Machado, nos finais do século XIX, desapareceram. Mesmo o do moleiro Toneca, não resistiu. Só depois de regressado da emigração é que ele, neto e filho de moleiros, se encheu de brio e pôs as velas a agitarem-se ao vento e as mós a moer.



O Senhor Toneca
Não vende farinha, dá!
Não tem postais para divulgar a imagem do moinho, deixa que tirem fotos e que as levem consigo.
Não recebe grafiticações, oferece generosamente o seu tempo.
Não fez cursos de formação, nem de turismo, nem de animador cultural, mas desempenha adequadamente o papel de formador e animador, perpetuando técnicas e saberes que, sem ele, se perderiam.
A porta está aberta a escolas ou a qualquer visitante que deseje ver e saber mais.
Para saber mais sobre A-dos-Ruivos, veja CARVALHAL ... E PERAS - Viagens por memórias e paisagens da autoria de Agneta Bjorkman e Teresa Perdigão
(Agradeço à fotógrafa Agneta Bjorkman a cedência da foto do Sr. Toneca)

5 comentários:

Xantipa disse...

Sugiro que indiques aqui onde se pode comprar o livro!
Beijinhos

Reboliço disse...

Olá,

Passei aqui, por sugestão da Adriana e já chamei a atenção para este novo lugar de divulgação de tradições e outros interesses. No meu cantinho também poderá ler sobre outros moinhos, mais de sequeiro ;-)

Felicidades!
Ana Soares

Teresap disse...

Xantipa, o livro pode comprar-se em todas as livrarias do Bombarral. Mas também pode ser pedido para agneta.39@hotmail.com. O preço, com portes, é de 20€.

fernando disse...

Foi com grande suspresa que li e vi este post.
O Toneca é meu primo, filho da minha tia Teodora. Eu nasci em A-dos-Ruivos. Tinha 3 tios que lá viviam, só o José de Deus Nunes Martins, meu tio ainda é vivo, apesar de doente. A esposa, a minha tia Piedade ainda lá vive, no Largo, assim como a minha prima Saozita, sobrinha do Toneca. Eu vivo em Fortaleza, Brasil e senti imensas saudades. Me lembro do moinho quando funcionava e moía farinha.
Bons tempos
Obg.

Teresap disse...

Sr. Fernando: Fico-lhe muito grata pelo seu comentário. Caso esteja interessado em mais fotos do moinho do seu primo, poderá dar-me o seu endereço e eu enviar-lhas-ei.