18 de dezembro de 2008

Sardões e Passarinhas

Às portas de Guimarães festejam-se a Senhora da Conceição e Santa luzia (8 e 13 de Dezembro, respectivamente). Os rapazes e raparigas ofereciam entre si, bolos com a forma de sardões e de passarinhas. Hoje ainda o fazem, por brincadeira, o que agrada às vendedeiras destes tradicionais doces que todos os anos aparecem com cestos coloridos com este belo chamariz de namorados.
Muito do que sei destas festas, devo-o a Angélica Lima Cruz que, pela priemira vez me falou da simbólica destes animais representados nestas oferendas, e a Alberto Lameiras que também partilhou comigo os seus conhecimentos.
Transcrevo um dos seus textos:
(...) A proximidade temporal destas duas romarias, (Nª Sr.ª da Conceição e Santa Luzia), e a sua localização num período de suspensão das actividades laborais, entenda-se, das grandes fainas agrícolas, propiciam o encontro, a troca de afectos, de mensagens, designadamente entre os jovens. Os doces de romarias são iguarias recorrentes nestas festas. A oferta de presentes, sob a forma de doces é um acto de significativa importância, sobretudo entre os jovens em idade de namoro. Oferecem-se doces com formas muito diversas: Dos vários doces que se encontram nestas romarias, os sardões e as passarinhas são os mais procurados. Moldados em farinha de cevada e com cobertura de açúcar, os doces, devidamente acondicionados em caixinhas algodoadas, ou muito simplesmente embrulhados em papel de jornal, conforme a sensibilidade... da carteira, constituíam um precioso presente gerador de muitas energias amorosas. Os rapazes, contam os mais idosos, oferecem doces às raparigas na festa da Senhora da Conceição – os «sardões». Na festa de Santa Luzia faz-se a retribuição da dádiva: as raparigas oferecem um presente equivalente – as «passarinhas». A escolha da forma destes presentes relaciona-se com as superstições e crenças populares sobre os animais: a serpente aparece como aliada das mulheres, e inimiga dos homens, atacando-os quando estão a dormir. O defensor do homem é o lagarto. No imaginário popular a identificação homem-lagarto e serpente-mulher vê-se reproduzida nas histórias de mouros (mouros em forma de lagartos e mouras em forma de serpentes) e na superstições (as mulheres de saias não devem passar por sítios onde estão lagartos porque estes sobem-lhe pelas pernas...).O excesso permitido, a transgressão, o paroxismo social de renovação e purificação, a alternância do tempo real quotidiano e o tempo intemporal são componentes recorrentes de todas as festividades e que nas romarias da Sra. da Conceição e Santa Luzia têm grande expressão.

Sem comentários: