4 de fevereiro de 2009

Ganchas de S. Brás

Ganchas de S. Brás é um chupa-chupa em forma de gancho que se vende na romaria de S. Brás, em Vila Real. Chupa-se este interessante doce que uns dizem ser a iconização do báculo de S. Brás, outros qcham que é um apetrecho para desentupir a garganta... já que S. Brás é o orago da garganta.

Mas este doce é também um presente que as moças oferecem aos moços que pela Santa Luzia lhes ofereceram os pitos. É um ritual de trocas que se inicia pela Santa Luzia, a 13 de Dezembro, e que agora se dá por concluido, precisamente quando termina o ciclo natalíco e começa o carnavalesco.

Rapazes e raparigas divertem-se com as ganchas, arrebitando-as para baixo ou para cima, conforme a intenção que preside à brincadeira.

Associado a este ritual há o facto de se cantarem umas quadras que condizem com estes gestos de sedução mútua:
Eu vou ao S. Brás
De cu para trás
Comprar uma gancha
pr'ó meu rapaz
Eu vou ao S. Brás
de cu para a frente
Comprar uma gancha
Pr'á minha gente

Eu vou ao S. Brás
De cu para o lado
Comprar uma gancha
Pr'ó meu namorado
(Foto retirada de um desdobravel distribuido pela Região de Turismo da Serra do Marão, da autoria de Juvenal Cardápio)

2 comentários:

zazie disse...

Ah! que espanto. Podíamos juntar os posts. Ora veja isto aqui

Vitor Rodrigues disse...

Peço desculpa, mas há um lapso neste post. É que quem oferece o pito são as moças e quem retribui com a gancha são os moços.