2 de fevereiro de 2009

Natal acabado, Venha o Carnaval

Na noite de 1 para 2 de Fevereiro, precisamente 40 dias após o nascimento do Menino, fazem-se procissões com velas acesas (ou candeias), homenageia-se a Senhora das Candeias ou da Purificação e em muitos locais, como em Moura, come-se o boi do povo.
Segundo a mitologia cristã o Menino é apresentado no Templo de Jerusalém pelo santo velho Simeão, acto ritual de purificação da Senhora.
Durante a Idade Média estas procissões faziam-se pelos campos, num apelo à fertilidade e purificação da terra, que em breve receberia as sementes.
Fevereiro assinala o início das Lupercálias, em Roma e, segundo a mitologia celta, marca a festa de Imbolc, em honra da deusa celta Brígida,protectora dos rebanhos. Era nesta data que se celebrava o nascimento dos cordeiros e o regresso do leite das ovelhas.
Estas festas foram cristianizadas, mas os actuais rituais ainda deixam antever a importância do dispositivo mitológico antigo.
Esta data assinala também o meio do Inverno, daí adivinhações representadas em provérbios:
Se a Senhora das Candeias chora, está o Inverno fora;
Se a Senhora das Candeias ri e chora, está o Inverno meio fora;
Se a Senhora das Candeias rir, está o Inverno para vir.
Ou seja, se não chover o Inverno está para vir, se chover o Inverno já passou. Se estiver ora sol ora chuva, ainda aguentaremos mais uns diazitos de Inverno.

Sem comentários: